28 de mar de 2007

A Day in the Life (última chance)

Acredito piamente que um dia com 24 horas é muito pouco para as tarefas do dia-a-dia.
Dia desses recebi um e-mail de uma amiga com um texto que dizem ser de Fernando Veríssimo (não verifiquei, nem vou verificar... falta de tempo!) que dizia algo muito interessante sobre o tema. O texto é extenso em demasia (por isso não vou postá-lo aqui), dizendo sobre as orientações de médicos, dentistas, entre outros especialistas de plantão, para uma melhor "Qualidade de Vida", coisas do tipo: comer uma maçã, uma banana, uma laranja por dia, tomar ao menos dois litros de água, uma Aspirina, uma taça de vinho tinto, uma de vinho branco, fazer entre quatro e seis refeições leves, escovar os dentes depois de comer, dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, fazer exercícios, caminhada... Só aí o autor (que dizem ser Fernando Veríssimo) diz ser necessário 29 horas só pra fazer essas coisas em um dia.
Daí se o cara for adepto à tecnologia então, nem se fala: Ler e-mails, responder e-mails, verificar as mensagens e cumprimentar os aniversariantes do dia do Orkut, mySpace, entre várias outras comunidades. Conversar com os amigos e colegas que chamam no Msn, Google-Talk, Skype, ICQ (nem sei se isso existe ainda)... Atender telefone, celular, responder SMS... fora que a pessoa ainda tem que se atualizar sobre a tecnologia, ler livros, revistas, visitar sites...
E profissional de TI então? Se estiver em início de carreira tem que fazer graduação na área de TI, cursos e certificações MCTS, MCDST, MCSA, MCSE, .NET, SQL, ISA, VBA, CCNA, MCP, DBA, ITIL, LPI, COBIT, VoIP, PMP, ISO além de uma infinidade de siglas de certificações. Se a pessoa for um profissional pleno ou sênior tem que fazer especialização, pós-graduação, MBA, além da necessidade da reciclagem das certificações feitas no passado (que não é tão passado assim). Ler, falar e escrever no mínimo três idiomas (português, inglês e espanhol).
Tudo isso sem levar em conta que a pessoa tem família e precisa separar um horário de lazer. Se o texto (que dizem ser Fernando Veríssimo) fala que o dia tem que ter 29 horas... então para profissionais de TI deveria ser, no mínimo, de 72 horas.
E ainda dizem que a tecnologia veio para ajudar e diminuir o tempo das pessoas...

E Tenho dito!

Um Teste de Cada Vez

Eita!
E dizem que não é mais beta... deve ser beSta.
Escrevi quase um quilômetro num post aqui e não gravei... postei direto e deu "pau".
Depois escrevi um outro dizendo a frase acima... postei e, "pau" de novo.
Agora se esse não sair, sinto muito mas serei obrigado a colocar em prática o tal do "um é pouco, dois é bom, três é demais!".

E tenho dito!

A day in the life

Poxa, escrevi quase um quilometro de texto, falando sobre o dia-a-dia, mas não deu certo.
Agora já é tarde, tenho que dormir.

Fica pra amanhã.

E tenho dito!

27 de mar de 2007

Primeiro Tópico

Escrever não é uma coisa fácil e, tão pouco coisa que precise ser especialista para fazer.
Aos poucos vou tomando o rumo, falando um pouco sobre meu dia, sobre meu trabalho, sobre meus estudos... enfim, falar sobre o "day-by-day" de uma pessoa.
Nos últimos dias o que tem me chamado muito atenção é o assunto da faculdade sobre "engenharia de requisitos".
Tive aulas com o Prof. Paulo Naddeo, aprendi um pouco mas não tinha dado a importância que tenho visto agora. Espero que consiga aprender bem sobre este assunto e, quem sabe, consiga alguma oportunidade para trabalhar na área.