25 de ago de 2007

Bloqueador de carro será obrigatório em 2009



Conforme notícia no site da Folha (aqui), conforme determinação do Denatran, a partir de 2009 as montadoras serão obrigadas a equipar TODOS os carros com bloqueador e, opcionalmente, com rastreador, ou seja, mais um item de segurança de série que causará aumento de preço significativo nos veículos.

Segundo a matéria, os valores seriam repassados para o consumidor (que novidade!), por outro lado, segundo a FENASEG os valores de seguro tenderiam a baixar (veja bem, tenderiam do verbo tender no futuro do pretérito, o que significa que nem sempre o que deveria ser o é).

Voltando ao foco da tecnologia, acredito que este projeto do Denatran tenha seguido rígidos estudos de projetos, inclusive com um estudo de viabilidade do sistema, mesmo sabendo que a maioria das seguradoras impõe a instalação de rastreadores em determinados veículos, porém, da mesma forma que a tecnologia avança para o bem estar das pessoas, também avança junto à delinqüentes e bandidos e, apesar das estatísticas apresentarem grande probabilidade de um carro com rastreador ser recuperado, num futuro próximo a bandidagem conseguirá encontrar uma forma de "driblar" o rastreador e roubar o carro na maior facilidade, mesmo que com rastreador/bloqueador.

Veja abaixo uma matéria do Fantástico sobre rastreador/bloqueador.

24 de ago de 2007

A popularidade das rádios online


Vi uma matéria no Blog da Sandra Carvalho, da INFO (aqui) sobre a popularidade das rádios online.

Nem estava muito a par do assunto, porém outro dia estava pesquisando rádios de música sacra e me deparei com esta tal de last.fm.

Após escutar algumas músicas nas quais estava interessado, vi que era possível baixar um programa para executar tal rádio. Baixei o tal programa e gostei muito da experiência, tanto que recomendo aos meus amigos.

A grande vantagem é o fato de não ter loucutor, não ter propagandas... você escuta o que quer, da forma que quer. Pode-se ouvir as músicas procurando Autor, o que também retornará autores parecidos, ou por tags onde poderá ser encontrado estilos de músicas.

Aliás, para quem não entende nada de inglês, a rádio é traduzida para o português, assim como o programa.

Para mais informações: http://www.lastfm.pt

Veja a história no Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Last.fm

Empresas reavaliam adoção do Windows Vista


Segundo nota da INFO (aqui), um estudo divulgado pela Forrester apontou que as empresas estão revendo a necessidade de mudar seus sistemas para o Vista, tendo em vista a imaturidade e falta de compatibilidade de seus sistemas para com ele.

Bom, eu não tenho nenhuma empresa, porém, desde quando a Microsoft lançou o Windows 95 que sempre fico na espreita para instalá-lo em minha máquina. Aguardo sempre um ou dois anos até que se tenha estabilizado, até que a MS tenha lançado pelo menos uma atualização (SP1).

Ainda bem que as pessoas acordaram para essa realidade. Caso contrário seria um caos.

A propósito, eis um camarada que com a pressa de instalar o Vista, o fez em apenas 2 minutos:

21 de ago de 2007

Parabéns ao CD



Um quarto de século: Essa é a idade do CD (compact disk).
Em 17 de agosto de 1982 a Philips e a Sony iniciaram o desenvolvimento do CD.
O primeiro lançamento comercial de um CD foi o álbum “The Visitors”, gravação da banda ABBA.
Parabéns... porém podemos dizer que em tão tenra idade, já está ultrapassado!

16 de ago de 2007

Sucata Bits

Um post anterior, falei sobre a lei britânica de lixo tecnológico.
Confesso que já pensei algumas vezes em bolar um projeto para as futuras (não tão futuras assim) gerações usuárias da tecnologia.
Taí uma idéia que achei interessante. Pretendo bolar algo nesse sentido para usar em alguma escola pública.

Portable-Apps

Comprei um notebook de um amigo. Maquininha simples (Pentium III, 850 Mhz), com um HD (de 2 MB) que morre de inveja do meu pendrive (de 1 MB).
O note é bonitinho e tal, mas não dá pra insalar muita coisa... o windows ME.
Como a falta de espaço é grande, resolvi por usar os programas do portable-apps.
Sensasional! Como preciso do firefox e, no máximo, um writer do openOffice, instalei o pacote no pendrive e corri pro abraço.
Ao testar os programas, pude ver que o firefox funcionou bem, o writer idem, porém, o gaim, o sunbird e o painel do portableapps deram pau.
Como os programas principais que preciso no note funcionam bem, não fiquei nem um pouco preocupado com os outros.
Minha avaliação em relação a este pacote é positiva e recomendo com certeza para qualquer um que deseje utilizar.
Abaixo segue um vídeo de como baixar e instalar o portableapps em seu pen drive.