14 de fev de 2008

Money, get away



Fico imaginando o que poderia ser feito com U$ 44,6 bilhões...

Saiu em todas as mídias do mundo que no primeiro dia deste mês carnavalesco, a empresa do tio Bill, em resposta à forte concorrência da Google, Inc., ofereceu para a Yahoo! uma proposta de compra no valor de U$ 44,6 bilhões.

É interessante analisar essas cifras e ver que a 20 anos atrás quase ninguém conseguiria imaginar que empresas de tecnologia teriam essas grandes cifras, desbancando empresas centenárias que por aí vagam.

Outro dia li uma matéria no jornal, sobre uma farmácia localizada a mais de 50 anos em um bairro nobre de São Paulo que, naquele dia, estava encerrando suas operações. O dono cedeu pela forte concorrência de redes de farmácias que, com muito menos tempo de vida, conseguiram crescer e se fortalecer, porém, o tal comerciante ficou a vida toda na mesmíce, não se atualizando e muito menos observando as tendências do mercado.

Em 1990 participei da 2a Fenasoft onde estavam presentes grandes empresas na área de TI como a IBM, estande do qual participei como funcionário da falida Intersystems, que na época desenvolvia software em plataforma Unix/Mumps. Em pouco mais de 17 anos, o que se vê hoje era impossível imaginar naquela época onde a IBM começava a investir em software e seu forte era o hardware. Atualmente o forte da IBM é software e a divisão de hardware foi vendida para a chinesa Lenovo.

Em 1994, dois amigos de dentro de um quarto de uma universidade criaram o Yahoo! Quatro anos após, da mesma forma "dois amigos de dentro de uma universidade..." surgiu o Google. Porém, quando o Google surgiu, o Yahoo! já era uma grande empresa, mas o mais interessante é que que, menos de 14 anos após sua criação, o Google ultrapassa os U$ 160 bilhões, ou seja, quatro vezes mais que a oferta enviada à Yahoo! pela Microsoft.


Para se ter uma idéia disso, a Coca-Cola, empresa mais que centenária, teve seu valor de mercado avaliado em 2006 em U$ 67 bilhões.

Isso me lembra:

Money, get away.Get a good job with more pay and you're okay.Money, it's a gas.Grab that cash with both hands and make a stash.New car, caviar, four star daydream,Think I'll buy me a football team.

Nenhum comentário:

Postar um comentário