27 de set de 2011

Como enlouquecer um gato…

 

vomitando_arco_iris2

26 de set de 2011

Copa do mundo: a experiência sul-africana

vuvuzela

Em uma matéria do jornal alemão Deutsche Welle, a jornalista Nádia Pontes descreveu a frustração do povo sul-africano com a copa do mundo e suas desilusões após um ano do evento (Leia o texto da Deutsche Welle na íntegra aqui).

Assim como a Grécia e a Espanha não tiveram o retorno turístico previsto ao sediarem mega eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo, a África do Sul amargou prejuízo exorbitante com retorno de apenas 10% do previsto inicialmente. No resumo da ópera, ficou a desilusão e a grande conta que deverá paga pelo povo.

Além o insucesso financeiro, as obras de infraestrutura não trouxeram qualquer beneficio ao povo sul-africano, como fica claro no texto da jornalista, que faz uma ponte ao caso brasileiro.

Dos mais de R$ 20 bilhões previstos para as obras da Copa no Brasil, só para o estado de São Paulo está previsto um gasto de mais de R$ 5 bilhões, ou seja, quase 25% do orçamento total está tomado para gastos com amplicação e melhoria dos aeroportos - que há anos já pedia para ser ampliado, mas por incompetência da Infraero e do Governo Federal ainda não tinha saído do papel –, a construção de um monotrilho que ligue o aeroporto de Guarulhos até o metrô, além da construção do Estádio Itaquerão, um velho sonho da torcida corintiana, que será feita com recursos privados, com incentivos fiscais do município paulistano.

No entanto, centenas de artigos em sites como o Portal 2014 (www.copa2014.org.br), mostram que as obras estão bem atrasadas e que o custo poderá ser muito superior ao levantado inicialmente, principalmente por falta de um plano do governo para o evento.